Alimentação

13-11-2010 18:19

 A alimentação dos hamsters é extremamente simples. Engloba todas as vitaminas de que o bichinho precisa, além de ser barata e fácil de ser encontrada.

Ração
Pode ser facilmente encontrada em lojas do ramo ou supermercados. Inclui diversas sementes, tais como: milho, amendoim, trigo, ervilha, aveia, alpiste, semente de girassol e abóbora e outros grãos secos. Também contêm ração para roedores (desde que não possuam hormônios ou antibióticos), frutas secas em pequenas doses, como passas, banana, uva, etc.
Nessa ração ainda podem ser adicionados pequenos pedaços de bolacha (do tipo água e sal) se o hamster gostar. Além disso, na época da gravidez da hamster e amamentação dos filhotes (ver seção Reprodução), essa ração ainda leva ração de gato, a fim de que o número de vitaminas e proteínas ingeridas aumente.

Vegetais e frutas
Os vegetais (cenoura, couve, couve-flor, brócolis, etc.) e as frutas (maçã, uva e outras) constituem uma fonte de peso em matéria de alimentação. Além de serem ótimas fontes de vitaminas (principalmente) ainda contém uma grande quantidade de água.
Apesar de o número de limitações a respeito da alimentação ser pequena, é preciso sempre tomar alguns cuidados, como, por exemplo lavar bem os vegetais e frutas e sempre ser dados crus, para não perder as vitaminas.

Água
É, sim, um item obrigatório e indispensável para a manutenção da saúde do hamster. A quantidade ingerida varia em função da época do ano, da idade do animal e da quantidade de vegetais na dieta. A inclusão desse último item, mesmo em abundância, não implica na retirada da água da dieta básica do hamster.


PETISCOS E AGRADOS

     Os petiscos e agrados não devem ser dados na mesma frequência que a ração diária. Podem ser dados duas ou três vezes por semana sem prejudicar a saúde de seu roedor: frutas frescas (evite frutas cítricas, como laranja e limão), iogurte, pão, queijo, vegetais crus ou cozidos (evite alface) e biscoitos (recomendável biscoito água e sal, que não é muito doce nem muito salgado).
     Também é permitido dar pequenos insetos, como gafanhotos.

ALIMENTOS PROIBIDOS

     Alguns alimentos são terminantemente proibidos! Se você oferecer estes alimentos a seu hamster, a saúde dele pode estar comprometida: chocolate, doces, cebola, alho, ração especial para coelhos (contém hormônios) e alface (pode dar diarréia e problemas no figado).

 

 

 


visite tambem minha comunidade no orkut . http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=108253027