Hamster chinês

13-11-2010 18:57

 O hamster chinês é originário do norte da China e da Mongólia e sua fisionomia lembra sobremodo um rato - mais do que qualquer outra espécie de hamster, entenda-se.

Essa espécie de hamster é sociável (ao contrário do hamster sírio) e convive bem com outros de sua espécie, seja do mesmo sexo ou de sexos distintos, desde que todos os membros do grupo se conheçam desde pequenos. Apesar disso, as fêmeas, quando grávidas, podem se mostrar bastante agressivas, o que torna necessária a existência de esconderijos onde os machos - via de regra, os perseguidos - possam se refugiar da ira feminina.

Noturnos, assim como as outras espécies, o hamster chinês pode permanecer ativo durante períodos ao longo do dia. Como ocasionalmente pode tentar passar pelas grades das gaiolas comuns de hamsters, é indicado alojá-los em gaiolas específicas (com grades mais próximas) ou em aquários. É um bom animal de estimação, embora, quando escape, possa ser difícil recapturá-lo, em razão de sua velocidade.

O hamster chinês como animal de estimação não é tão comum quanto os sírios e os anão russo campbells, e isto se deve ao fato de que eles existem em menos quantidade devido a algumas dificuldades em sua reprodução.

Biologia


Ordem Rodentia
Família Cricetidae
Gênero Cricetus
Espécie Griseus
Tamanho 10 a 12 cm
Peso 2 a 3 gramas (nascimento), 38 a 46 gramas (adulto)
Coração 280 a 412 batidas por minuto
Consumo de comida 10 a 15 gramas por dia
Consumo de água 11 a 13 ml por dia
Período de gestação 21 dias
Média de vida 2 a 2,5 anos

visite tambem minha comunidade no orkut . http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=108253027