Adestramento

14-11-2010 17:10

 

     Hamsters são animais não muito domesticáveis como cães, por exemplo. Eles não se apegam muito ao dono, por ter caráter bastante selvagem e independente. Existem, no entanto, para a sorte dos donos, alguns métodos de domesticação. Algumas regras devem ser seguidas para que o animal não se torne agressivo e se familiarize com o ambiente onde está.
     Logo no começo, quando o roedor chegar ao novo lar, ele aparentemente estará desesperado, querendo sair de todos os modos da gaiola. Nesse tempo, é importante não segurá-lo ou soltá-lo para pequenos passeios. Ele pode se incomodar muito com isto. Não deixe brechas para ele escapar e o deixe se acostumar com a nova situação.
     Em alguns dias, você pode pegá-lo durante o tempo em que está ativo, jamais tirando-o do sono para brincadeiras. Você pode segurar e deixá-lo andar um pouco em alguns cômodos da casa, sempre vigiando para que ele não entre em lugares perigosos ou que você não poderá pegá-lo de volta.
     Quando segurar seu hamster em sua mão, não faça movimentos bruscos e não coce muito ele, incomodando e ferindo. Seja calmo e tente fazer com que ele não se sinta assustado. Repita estas ações por um bom tempo e logo você terá um animalzinho manso e adestrado!
Mas existem também alguns truques que podem ser feitos com seu animal.

CHAMANDO PELO NOME

     No horário em que seu hamster estiver acordado e ativo, pegue um petisco (pode ser um biscoito para cachorro ou um petisco especial para hamsters) e vá até a gaiola. Diga o nome do seu hamster claramente e suavemente e segure o biscoito onde ele possa pegá-lo. Deixe-o comer o biscoito.
     Repita a ação em vários dias. É possível que dentro de alguns dias seu hamster associe o nome com o biscoito e toda vez que você disser ele virá até você.

FAZENDO-O DANÇAR

     Esse truque requer mais paciência e mais tempo, mas existem vários casos de pessoas que conseguiram ensinar esse truque a seus hamsters.
     Deixe um rádio ligado em volume baixo próximo a gaiola e pegue um biscoito. Solte seu hamster e segure o biscoito a uma certa altura em que ele precise ficar de pé para alcançar. Mexa com o biscoito de um lado para o outro, para que ele vire-se de pé tentando alcançar o petisco. Repita esse processo vários dias e seu hamster associará a música com o biscoito e irá dançar sozinho.


visite tambem minha comunidade no orkut . https://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=108253027